Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Uma aventura no Porto
28 avril 2009

Ontem, estive num café da Arca d'Água mesmo junto

101301335_07174898be

Ontem, estive num café da Arca d'Água mesmo junto a Universidade Fernando Pessoa com o Nuno Higino, o ex-padre também poeta que ousou sonhar a nova igreja do Marco de Canaveses como uma casa do arquitecto Siza Vieira. Actualmente, Professor de Filosofia, o Nuno Higino sonhou com a libertação da forma arquitectónica religiosa numa espécie de manifestação do espiritual na Arte. Aliás, o próprio Siza Vieira falara já em entrevista ao Público do empenhamento e da dedicação do então Padre Nuno Higino. Tivemos uma excelente conversa acerca da figura do poeta Daniel Faria e da sua obra poética. Em volta dum café e durante boa parte da tarde, o Nuno higino contou-me que fora professor do Daniel Faria no seminário menor, no Porto. As relações desenvolveram-se mais tarde com as frequentes idas do Daniel Faria ao Marco durante o fim de semana para fazer pastoral. Percorremos a obra do poeta e algumas matizes em particular, tal como o fogo e a consciência da finitude na obra do poeta DF. Ficaram algumas sugestões de leituras como La vérité en Peinture do Derrida, do qual o Nuno Higino é um grande leitor, mas também do catalão Eugénio Trías, do Deleuze... Devo dizer que tenho tido muita sorte no que diz respeito às minhas pesquisas. As pessoas nem só mostram interesse como também tentam ajudar-me. Além do Nuno Higino que foi muito amável e compreensivo, devo salientar o Professor José Adriano de Carvalho que tem acompanhado as minhas pesquisas na tentativa de definir uma linha poética na qual poderia encaixar o DF ; o poeta e editor José Rui Teixeira que desde o início se disponibilizou para testemunhar da sua relação com o poeta e que se asseverou ser uma verdadeira Caixa  de Pandora pela forma como me abriu imensas portas ; o Professor Luís Sá-Fardilha pelo seu constante interesse e referências bibliográficas ; aos Beneditinos de Singeverga devo agradecer a minha estadia e acolhimento, com especial destaque para o Padre Lino e o Senhor Dom Abade; e por fim a pessoa sem a qual nada seria possível a minha co-orientadora : a Professora Maria-João Reynaud.


Publicité
Commentaires
Publicité