Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Uma aventura no Porto
14 février 2009

As Pragas de Monte Gordo

beach_monte_gordoMais frequentemente proferidas pelas mulheres dos pescadores (vulgarmente apelidadas de cuícas), as «pragas de Monte Gordo» eram quase «armas de ataque» a que se recorria nas habituais discussões de rua. Traduzindo a exaltação perante uma qualquer situação desfavorável e na procura de uma desconcertante vingança verbal, estes dizeres pretendiam amaldiçoar o outro, numa clara tentativa de intimidação, recorrendo-se muitas vezes para isso à invocação de Deus ou das forças do céu para amplificar o temor do destinatário, tornando mais credível o efeito da praga.
Recolhidas e anotadas num importante estudo em 1979 por parte do Sr. Luciano Domingues e publicadas na revista da já extinta Associação para a Defesa e Investigação do Património Cultural e Natural de VRSA (ADIPACNA), apresentam-se hoje em dia como um importante testemunho da ancestral maneira de ser das populações de Monte Gordo.

«Permita Deus que tenha uma febre tão grande, que até lhe derreta a fivela do cinto».

«Permita Deus que aches uma carteira cheinha de dinheiro, mas quando te abaixes para a apanhar te caia o tampo do «pêto»»
.

Publicité
Commentaires
Publicité