Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Uma aventura no Porto
13 février 2009

O Mestre Manel Zé & O Chico das Cabras

Na antiga escola básica de Santa Rita que os meus pais frequentaram existe, hoje, um Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela que tende a promover e a sensibilizar o historial de velhas profissões e  as tradições de uma pequena localidade na qual já começam a sentir-se os percalços do capitalismo e a invasão chinesa. Trata-se de uma óptima iniciativa porque é importante educar os mais novos e até mesmo os mais velhos, cada vez mais irresponsáveis e grandes consumidores do mercado da chamada «Modernidade».  Basta olhar para o que está a acontecer em Tavira com uma brutalidade de centro comercial... E qual foi a oposição, se oposição houve : nenhuma. Este Algarve é um autêntico desastre e, nesse âmbito é importante dar visibilidade a estas pessoas. Vejam bem que a primeira vez que fui a do Manel Zé nem me lembro que idade é que eu tinha. Foi uma longa pedalada até Santa Rita com o meu avô Zé e o meu irmão. Uma pequena procissão. Chegávamos lá escalfados mas alegres e logo, era como na Tasca. Cada um dizia a sua : «Ouvi dizer que...». Quanto ao Chico, é da família e já lhe guardei as cabras na mata de Santa Rita juntamente com a sua mulher : a nossa prima Maria. É de notar que a fotografia do Chico foi premiada pelo centro de Investigação e foi da autoria de uma rapariga de Albufeira.
Viva a tradição e com ela não se esqueçam dos vossos antepassados.

Entrevista_barbeiro_red

Funda_2

Publicité
Commentaires
Publicité